UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE DIREITO

LINHA DE PESQUISA / ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Teoria e Filosofia do Direito

NOME(S) DO(S) DOCENTE(S)

Alexandre Fabiano Mendes - José Ricardo Ferreira Cunha

CATEGORIA

CARGA HORÁRIA

60h(sessenta horas)

CRÉDITOS

04(quatro)

NOME DA DISCIPLINA / DIA / HORÁRIO

Ética : Ética, política e verdade no último foucault

6ª feira

14:00h

DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA
TIPO DE AULA

Teórica

Prática

CARGA HORÁRIA

60h(sessenta horas)

CRÉDITOS

04(quatro)

TOTAL 60h(sessenta horas) 04(quatro)
PRÉ-REQUISITOS

**************

DISCIPLINA DO CURSO

Mestrado acadêmico e Doutorado


EMENTA

Resumo: Ao longo de sua trajetória de pesquisa, Michel Foucault explorou diferentes campos de experiência (formas de punir, loucura, sexualidade etc.) e produziu inúmeros instrumentos conceituais importantes para uma compreensão inovadora da formação da Modernidade. Em uma de suas fases mais profícuas (o último período de sua obra), Foucault enveredou sua pesquisa sobre o campo da Ética, conferindo uma nova roupagem a seus estudos anteriores acerca do governo dos sujeitos (governamentalidade): as análises sobre a manifestação da verdade passaram, então, a ser reelaboradas a partir do enfoque da subjetividade (a pragmática do sujeito e as técnicas de si). Apesar de alocar-se especialmente no período da Antiguidade, essa empreitada não levou Foucault a abandonar nas suas pesquisas a ontologia do presente, isto é, a reatualização dessas experiências nas relações modernas entre o saber, o poder e a ética. O presente curso pretende revisitar tal percurso teórico e entender as suas contribuições, principalmente aquelas estabelecidas a partir da relação entre subjetividade e verdade, para a reflexão do Direito. Ementa: 1 – Introdução aos três eixos de análise Michel Foucault: a formação dos saberes, a normatividade dos comportamentos e os modos de ser do sujeito; 2 – O poder-saber e as práticas de dizer a verdade; 3 – Dispositivo, biopolítica e o governo das condutas; 4 – O governo dos vivos I - a noção de governo dos homens pela verdade ; 5 – O governo dos vivos II – o conceito de sujeito e sua relação com a manifestação da verdade; 6 - O governo dos vivos III – o conceito de regime de verdade; 7 – O governo de si e dos outros I: acontecimento, verdade e o conceito moderno de entendimento (Kant); 6 – O governo de si e dos outros II – a parresía (o dizer-a-verdade) e a política ; 8 – O governo de si e dos outros III – a parresía, a filosofia e a coragem da verdade; 9 – A coragem da verdade I - as práticas de dizer-a-verdade sobre si; 10 – A coragem da verdade II – o dizer-a-verdade e os estilos de existência; 11 - A coragem da verdade III – o cuidado de si e a verdade como acesso a um mundo outro (transformação).

BIBLIOGRAFIA

FOUCAULT, M. A coragem da Verdade. O governo de Si e dos Outros II. curso no Collège de France (1983-1984). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2014. _____________. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004 _____________. A verdade e as formas jurídicas. Tradução de Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: NAU Ed, 1999 _____________. Dizer a verdade sobre si (Conferência de Toronto). São Paulo: Ubu Editora, 2022. _____________. Do Governo dos Vivos. Curso no Collège de France (1979-1980). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2014 _____________. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 23ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2013. _____________. Microfísica do Poder. Revisão de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. _____________. O governo de si e dos outros. Curso no Collège de France (1982-1983). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2013. _____________. Subjetividade e verdade: curso no Collège de France (1980-1981). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016. GROS, F [org.]. Foucault: a coragem da verdade. Tradução de Marcos Marciolino: São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

OBSERVAÇÕES GERAIS

Disciplina ministrada pelos pós-doutorandos Clarissa Naback e Luiz Teves.Professores supervisores: Alexandre Mendes e José Ricardo Cunha.